Estamos abertos de Seg. à Sex., das 7:00 às 16:30 horas.
+55 (91) 3278-0260
ocra@ocracacau.com.br
Estr. do Tapanã, 182
Tapanã (Icoaraci)
Belém/PA • 66825-010
A Ocra Cacau
A Ocra Cacau da Amazônia é a mais nova esmagadora de cacau do Brasil com forte atuação na Amazônia brasileira no estado do Pará- PA. Com capacidade de esmagamento de 36.000 toneladas/ ano, ela é especialista em produtos derivados do cacau como: massa de cacau, manteiga de cacau e cacau em pó. Atendendo tanto o mercado interno, como o mercado de exportação.
A empresa ainda conta com um de seus maiores diferenciais: operar com amêndoas de única determinação – “SINGLE ORIGEM 100% Amazônia brasileira”. O que garante aos seus clientes a alta qualidade de matérias-primas somadas a uma robusta base de originação sustentável, certificada, rastreável e segura.
Com papel fundamental na cadeia regional da comercialização do cacau sustentável de comunidades locais, a Ocra tem como responsabilidade levar os sabores das florestas brasileiras à mesa de milhares de pessoas do mundo inteiro.
Produzindo e servindo com orgulho, carinho e dedicação as maiores fábricas mundiais de chocolates, bolos, biscoitos, achocolatados e cosméticos, a Ocra Cacau é destaque no mercado interno e principalmente na exportação de origem determinada.
Qualidade e Processo
A Ocra Cacau da Amazônia é a mais nova planta de cacau das Américas e possuí a garantia de qualidade em seus processos. A empresa conta maquinários 100% novos, automatizados e configurados para o processamento no estado de arte.
Os seus processos são suportados com o SGO – Sistema de Gestão Ocra, sendo esta a estrutura de base para as normas reconhecidas mundialmente como a ISO-9001 e a FSSC-22000, além da robustez do HACCP instalado na planta industrial.
Adicionalmente, os seus laboratórios contam com uma estrutura de controle de qualidade e pesquisa de desenvolvimento, devidamente equipada e com uma equipe treinada, sendo esta qualificada para o envio das amostras, monitoramento dos dados de performance dos materiais, testes das matérias-primas e de produtos acabados.
Os novos desenvolvimentos são um diferencial de flexibilidade e do atendimento sob medida (Tailor Made) executados na Ocra Cacau. Os quais são submetidos a análises e validações de qualidade e performance antes de serem vendidos em escala industrial pela empresa.
Voltar
VoltarMissão, visão e valores
= $proximo ?>Agregar valor sustentável ao negócio empregando o conceito de Floresta em Pé, desenvolvimento de comunidades locais, além da melhoria da renda do cacau amazônico brasileiro dentro do estado do Pará.
Fornecer ingredientes alimentícios de alta qualidade, de forma criativa e sustentável, com soluções inovadoras e diferenciadas.
Voltar
VoltarPolítica da qualidade e segurança dos alimentos
= $proximo ?>Política da Qualidade e Segurança de Alimentos
Nós, funcionários e acionistas da Ocra Cacau da Amazônia, indústria fabricante de produtos à base de cacau em sua essência, alinhado à Missão, Visão, Valores e Estratégia do Negócio, temos como direcionamento e compromisso:
• Satisfazer as expectativas de nossos clientes, fornecendo produtos e serviços de qualidade e sem riscos à sua saúde e integridade física.
• Atender aos requisitos legais e outros firmados; Se desafiar e se superar a cada dia, melhorando continuamente o SGl, os produtos, serviços e processos da empresa e promovendo o desenvolvimento de todos.
• Proporcionar infraestrutura e um bom relacionamento entre as partes estimulando à comunicação e a participação interna e externa.
• Incentivar clientes e terceiros a seguirem esta política.
Voltar
VoltarIso 9001 e Fssc22000
= $proximo ?>A ISO 9001 é uma das normas do sistema ISO (International Organization for Standardization), organização reconhecida mundialmente e que hoje é usada como referência em sistemas de gestão, relacionada à gestão da Qualidade. Sua implementação pode ser feita em empresas de qualquer natureza, não sendo, portanto específica para indústrias e nem para o segmento alimentício, como é o caso da 22000, possível de ser implementada somente por empresas que façam parte da cadeia de alimentos.
Esta norma tem como foco a satisfação do cliente e a melhoria contínua, o que permite às organizações com sua implementação, maior nível de concorrência no mercado em que atua, melhoria na gestão do negócio para atendimento às necessidades dos clientes, otimização e melhoria do desempenho de processos com consequente economia, maior envolvimento e comprometimento dos funcionários e melhoria na forma de demonstrar seus controles e conformidade a requisitos legais, normativos e de clientes. Seu estabelecimento pode ser feito sozinho ou em conjunto com outras normas ISO, de acordo com o tipo de empresa, algo que é facilitado pelo fato das normas apresentarem requisitos comuns a todas elas.
O FSSC 22000 é um esquema de certificação para os fabricantes de alimentos, reconhecida mundialmente, que inclui o sistema de gestão de segurança de alimentos, de acordo com a ISO 22000, os programas de pré-requisitos, baseados na ISO 22002, e requisitos adicionais específicos desta norma. Sua sigla significa Food Safety System Certification, que em português quer dizer “Certificação no Sistema de Segurança de Alimentos”. Sua implantação hoje é considerada de extrema importância em indústrias do setor pelo maior reconhecimento mundial (GFSI), maior garantia de segurança dos produtos, pressão de mercado, padronização dos processos e maior retenção da informação e dos controles estabelecidos.
Voltar
VoltarDiálogo entre as partes
Buscamos espaços adequados para negociar e construir as relações comerciais, tendo sempre como base o respeito entre as partes. Anualmente a OCRA visita seus fornecedores entendendo que no campo ou na sede das cooperativas é o ambiente mais apropriado e onde os agricultores se sentem mais à vontade para dialogar.
Trabalhamos para estabelecer um processo bom para quem vende e para quem compra. Construir um relacionamento na cadeia produtiva do cacau onde todas as partes ganhem é o fundamental.
Regras claras para ambas as partes. Construímos os acordos com as cooperativas e produtores através de planejamento de safra ou contrato, debatendo exaustivamente, prazos, metas de produção, forma de pagamento, levando sempre em conta as peculiaridades de cada grupo, agricultor familiar ou produtor rural.
Sempre disponibilizar as informações necessárias para ajudar nas negociações, de forma clara e organizada.
Entender as peculiaridades de cada regiáo para viabllizar as ope;ações é fundamental para a parceria. Cooperativas tem métodos de organização social e produtivas diferentes de outros fornecedores, influenciados pelo ambiente que elas vivem e os meios de vida e cultura local.
Discutimos com as cooperativas potenciais ações para facilitar a gestão ambiental das unidades produtivas familiares, e atráves de um sistema de verificações períodicas em campo para garantirmos que nossos fornecedores respeitam e trabalham para a conservação dos recursos naturais.
Quando as cooperativas têm dificuldade de resolver problemas em campo, nas implantações de lavoras, colheita e pós colheita, tentamos ajudar na busca de soluções conjuntas, transferindo tecnologias quando estiver ao nosso alcance, ou promovendo elos que possam resolver os entraves mapeados.
Our direct suppliers are family farmers, where we establish negotiations with grassroots representatives, such as associations and cooperatives. We currently have relationships with 12 cooperatives in the state of Pará.
Our direct suppliers are family farmers, where we establish negotiations with grassroots representatives, such as associations and cooperatives. We currently have relationships with 7 cooperatives in the state of Pará.
SAFTA – Tomé-Açu Agroforestry System. Such a system is not aimed at chemical or pesticide sources. It is based on the consortium of several Amazonian fruit plants with forest recovery within the concept of agroforestry polyculture for recovery and sustainability. The main crops are: cocoa, cupuaçu, açaí, passion fruit, Brazilian nuts, bacurí and uxí.
Wild cocoa and native cocoa, that is, one that was not planted by anyone. It was reproduced in the forest in a natural way and not as a way of culture. People from the riverside and from the islands, most of them thriving in a natural way without human management, only with collections. There are thousands of square kilometers of islands in the state of Pará just outside Belém, placing the greatest emphasis on Marajó Island – the largest river island in the world. This cocoa has a unique and special flavor since it is natural, healthy and without pesticides. In addition to being part of the local diet that is based on fishing, cassava, vegetables, nuts and other forest collections, in addition to tourism.